Sobre o curso

Você sabe o que são Dashboards? O Excel é um dos mais poderosos softwares para gerenciamento de planilhas, tabelas dinâmicas e muito mais! Hoje em dia é quase impossível estar em uma empresa sem ter nenhum contato com esse universo. Dashboards são painéis dinâmicos para análise de dados que permitem a visualização de uma grande quantidade de informações em um pequeno espaço, facilitando o controle dos números da empresa e ajudando na tomada de decisões. O curso traz a partir de técnicas no Excel, conceitos de BI (Business Intelligence) ao se utilizar de recursos avançados da ferramenta para criar painéis que permitam analisar de forma inteligente os resultados da empresa e expor os KPI’s.

Carga horária

12 horas
*carga horária personalizável

Pré-Requisitos

Conhecimentos intermediários de Excel e Windows (ou outros sistemas operacionais).

Público Alvo

Profissionais que já conhecem o Excel, mas gostariam de aprender uma nova forma de utilizar a ferramenta expor seus dados de forma gráfica, dinâmica e inteligente.

Metodologia

Curso totalmente prático, o instrutor estará o tempo todo desenvolvendo os exercícios juntamente com o aluno e esclarecendo todas as dúvidas.

Principais Tópicos

Revisão Gráfica do Excel: O treinamento inicia com uma pequena revisão dos recursos gráficos do Excel, gráficos de colunas, linhas, pizza, combinação de gráficos, alternar linha/coluna, alteração de dados, minigráficos, atalhos para criação de gráficos, etc.

Bases Auto Expansíveis: São abordados elementos do Excel para permitir que a base de dados seja dinâmica para inclusão de novas informações: Tabela de Dados, função DESLOC e conexões com bases externas (Access, TXT, Web, SQL, etc.)

Gráficos com Barras de Rolagem: Os controles de formulário podem ser recursos importantes na manipulação de dados, a barra de rolagem permite visualizar uma grande quantidade de informações, movimentando essas informações em um gráfico.

Gráfico com Caixas de Seleção: As caixas de seleção também serão muito úteis ao exibir ou ocultar séries de dados no Excel.

Gráficos e função INDIRETO: A função indireto, juntamente com nomes definidos poderá ser utilizada para representar informações de forma dinâmica dentro de um gráfico.

Tabela Dinâmica com Segmentação de Dados: As tabelas dinâmicas possibilitam resumir informações de forma bastante automatizada, realizar análises e ainda utilizar segmentação de dados.

Análise de Dados com funções: São utilizadas diversas funções do Excel para realizar a análise de dados e criar formatações condicionais dentro de gráficos, sendo elas SOMASES, MAIOR, MENOR, SE, PROCV, entre outras.

Gráficos com Caixas de Combinação: Um outro controle de formulário que é uma alternativa para a segmentação de dados e permite trafegar entre diferentes cenários, visualizando diferentes números.

Gráfico de Termômetro: Os gráficos de termômetro trarão uma visualização amigável de informações numéricas na representação de desempenho

Gráfico de Velocímetro: Um dos mais conhecidos gráficos quando falamos em Dashboards não poderia ficar de fora, no curso são abordadas adaptações em gráficos comuns para criar uma visualização de velocímetro.

Macros para mudar de planilha: São utilizadas macros para alternar entre planilhas e dar maior leveza aos dados.

Macros para Visualização: Algumas macros são utilizadas para ajudar na hora de visualizar os painéis dinâmicos, o recurso consiste na eliminação de componentes de tela, como a Faixa de Opções, Barras de Rolagem, Barra de Fórmula e abas das planilhas para melhor visualizar os dados.

PowerView: Essa ferramenta é um suplemento do Excel que permite representar números e informações geográficas em mapas. É um dos componentes do Self-Service BI que não poderia faltar no treinamento.

PowerMap (Mapas 3D): Um outro suplemento da Microsoft também permitirá ao usuário representar informações geográficas, criando tours em mapas 3D para visualização de indicadores a partir de Endereço, CEP, Cidade, Estado, Latitude/Longitude, etc.

Dados Externos: Trabalharemos também com bases de dados externas no Excel, bases em diferentes formatos, como Access, TXT, Web e SQL Server.

Montando seu Dashboard: Finalizando o trabalho e organizando as visualizações criadas para o melhor formato de apresentação.

Outros Recursos: Inserção de novas séries, títulos dinâmicos, consolidação de dados, agrupamentos de datas, cálculos de campos e formatos de números.

Material Didático

O curso conta com um material didático de ponta, que será entregue aos alunos no dia do treinamento.

Certificado

Serão conferidos certificados de conclusão aos alunos participantes de 75% das aulas.

Instrutores

Todos os nossos instrutores e consultores possuem certificações Microsoft, como Microsoft Office Specialist, Expert, Trainer, Professional, entre outras. Possuem também, bagagem de mercado e mais de 4.000 horas de treinamentos ministrados.

Baixar o conteúdo
deste curso

Informe seus dados
e nós entraremos em contato!

Edifício New Worker Tower
Av. Marquês de São Vicente, 446 (CJ 1805)
Barra Funda | São Paulo - SP, 01139-020