Sobre o curso

O Access é um dos principais gerenciadores de banco de dados da Microsoft. A ferramenta possibilita a modelagem e estruturação de dados e ainda possui uma interface de utilizador. Nesse curso o aluno conhecerá todos os principais recursos da ferramenta e sua aplicação na prática, podendo realizar a criação de tabelas, consultas, relacionamentos, formulários e muito mais!

Carga horária

20 horas
*carga horária personalizável

Pré-Requisitos

Conhecimentos básicos em utilização do Windows (ou outros sistemas operacionais).

Público Alvo

Profissionais que conheçam pouco ou quase nada da ferramenta ou até profissionais que gostariam de aprofundar seus conhecimentos no gerenciamento de bancos de dados.

Metodologia

Curso totalmente prático, o instrutor estará o tempo todo desenvolvendo os exercícios juntamente com o aluno e esclarecendo todas as dúvidas.

Principais Tópicos

Principais Conceitos: O curso se inicia abordando os principais conceitos da ferramenta, entendendo a estrutura básica de uma macro, conceito de objetos, métodos, propriedades, linguagens de programação, script e referência absoluta ou relativa.

Guia Desenvolvedor: Conhecendo os principais componentes de tela da guia Desenvolvedor: Visual Basic, Gravar Macro, Macros, Habilitar Referências Relativas, Segurança de Macro, controles de formulário e controles ActiveX.

Gravação e Edição de Macros: Retome os processos de gravação de macro e já comece a entender a codificação através da edição de macros já prontas.

Iniciando a Programação: Inicie a programação de macros do zero e comece a criar rotinas com aplicabilidade no Excel, conheça as coleções (Cells, WorkSheets, Rows, Columns, etc.), aplique os métodos (Delete, Select, Activate, etc.) e propriedades (Value, Visible, etc.).

Variáveis: As varáveis são um ponto importante ao se trabalhar com programação em VBA, possibilitam maior organização do projeto e são cruciais no armazenamento de informações.

Trabalhando com Planilhas: Saiba os principais comandos para criar planilhas, excluir, renomear, mudar as cores, ocultar, proteger, entre outros comandos.

Funções MsgBox: Aprenda como usar a função MsgBox para exibição de mensagens para o usuário, deixando suas macros ainda mais profissionais.

Função InputBox: Entenda o funcionamento da função InputBox e adicione uma comunicação com o usuário em suas macros a partir do recebimento de informações.

Estruturas de Decisão: As estruturas de decisão do Excel (If/Select Case) darão maiores possibilidades e inteligência às macros programadas por você e lhe permitirão testar informações para obter resultados.

Estruturas de Repetição: As estruturas de repetição (For Next, For Each, Do While e Do Until), os famosos “loopings” possibilitarão ao programador em VBA desenvolver rotinas que se repitam várias vezes para concluir uma ação. Muito usadas para trabalhar em bases de dados.

Funções de Data/Hora: As funções de data e hora também são muito importantes para o treinamento: Date, Time, Now, Day, Month, Year, Weekday, Monthname, WeekdayName, Hour, Timer, DateAdd, DateDiff, DatePart, entre outras.

Funções de Inspeção: Verifique os dados para saber se estão no formato necessário e para isso utilize as funções de Inspeção, como IsDate, IsNumeric, IsEmpty, entre outras.

Funções de Conversão: A partir das funções de conversão (CCur, CStr, CDate, CInt, etc.) é possível converter informações para o formato desejado.

Funções de Texto: Para alterar a aparência ou tratar os textos, utilize as funções: UCase, LCase, StrConv, Left, Right, Mid, InStr, entre outras.

Tratamento da Erros: A partir das estruturas de tratamento de erro, como OnError, é possível trabalhar com erros em tempo de execução e dar direcionamentos a sua macro de acordo com os erros obtidos.

Eventos: Crie rotinas que sejam orientadas por eventos, como evento de criação de novas planilhas, evento de abertura do arquivo, evento de mudança de seleção, entre outros.

Criação de Funções: O Excel já possui uma gama de funções, mas nem sempre temos a função que precisamos, a partir do VBA é possível criar as próprias funções.

Criação de Formulários: A partir da criação de formulários é possível criar pequenos sistemas dentro do Excel para dar maior profissionalismo às suas planilhas e dar maior agilidade as tarefas do dia a dia.

Outros recursos: Declaração Set, EstruturaWith, funções matemáticas, entre muitos outros recursos.

Material Didático

O curso conta com um material didático de ponta, que será entregue aos alunos no dia do treinamento.

Certificado

Serão conferidos certificados de conclusão aos alunos participantes de 75% das aulas.

Instrutores

Todos os nossos instrutores e consultores possuem certificações Microsoft, como Microsoft Office Specialist, Expert, Trainer, Professional, entre outras. Possuem também, bagagem de mercado e mais de 4.000 horas de treinamentos ministrados.

Baixar o conteúdo
deste curso

Informe seus dados
e nós entraremos em contato!

Edifício New Worker Tower
Av. Marquês de São Vicente, 446 (CJ 1805)
Barra Funda | São Paulo - SP, 01139-020